O Castelo de Lamego

Conheça a descrição mais detalhada dos aspectos relativos à intervenção no Castelo de Lamego.


Ler mais...

O Eixo Barroco

Consulte aqui todos os aspectos relativos à intervenção no Eixo Barroco.

Ler mais...

Agenda do Castelo

Consulte a agenda de actividades e eventos culturais no Bairro do Castelo.


Ler mais...



Centro de Design e Estudos da Prata

OP | 852 | VIVERLamego

INVESTIMENTO TOTAL: 540.151,11€ - 80% FEDER

ARQUITECTURA: Latino Tavares
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 883,20 m2
PRAZO PREVISTO DE EXECUÇÃO DA EMPREITADA: 10 meses

 

A Casa dos Bordalos, localizada na Rua do Castelinho, junto à Porta dos Figos, é um edifício habitacional devoluto, que se encontra parcialmente em ruína, com uma área coberta de 570,00 m2 e um logradouro com cerca de 170,00 m2.
A Câmara Municipal de Lamego adquiriu este imóvel, com a intenção de o recuperar e reabilitar para a instalação de um Centro de Design e da Prata. Na elaboração do projecto foram tidas em consideração preocupações ambientais, nomeadamente ao nível dos revestimentos e da eficiência energética, procurando minimizar os consumos deste equipamento público.

 

    

 

Este Centro tem como parceiro a Bienal da Prata - Associação Artística e Cultural, sedeada em Lamego, que tem vindo a desenvolver um programa de acção, com principal incidência nas actividades de âmbito cultural e artístico, tendo como objectivos principais a promoção, valorização e divulgação da tradição da indústria da prata em Portugal, uma indústria com fortes ligações à região do Douro, incentivando a sua renovação. Tendo como base este conceito procura desenvolver e reavivar a indústria da prata, a partir da sua produção e moldagem, o que dá origem às peças de joalharia magníficas que se podem apelidar de arte.

 

Neste Centro irá funcionar uma oficina-escola da prata, que deverá permitir fixar competências nesta área e apropriar mais-valias pela região, através da realização de acções de formação profissional, cursos destinados a artífices, designers e outros profissionais.

 

A dinamização deste Centro de Design deverá permitir preservar, renovar e transmitir a memória da tradição de trabalho em prata, e constituir um foco de atracção para visitantes e residentes noutras zonas da Cidade para o Bairro do Castelo.

 

 

 

Equipa Técnica

Arquitectura - Latino Tavares - arqt.º
Acústica e Estruturas
- Domingos Martins - eng.º
Infra-Estruturas Eléctricas e Telecomunicações - Carlos Vicente - eng.º
Inf. Hidráulicas - Domingos Martins - eng.º
SCIE - Cristina Saraiva - eng.ª
Assessoria Técnica - Luis Lino Lopes - arqt.º
Arqueologia - Dr. Ricardo Teixeira

 
Downloads

Projecto de Reconstrução - corte e alçado

Planta do Piso Térreo

Planta do Piso Térreo 2

Planta do 1º Piso

Planta do Sótão

Corte CD parcial

 

 

Os ficheiros disponibilizados nesta página têm um carácter meramente informativo, pelo que não poderão ser reproduzidos ou copiados, no todo ou em parte, sem autorização expressa dos seus autores.


  

  




WebDesign: blueweb.pt